Evento que nasceu em momento de grande liberdade de expressão após “Diretas já!”, completa 26 anos desde a primeira edição
O Rock in Rio completa 26 anos nesta terça-feira, dia 11. Desde 1985, primeira edição, o maior evento de música e entretenimento do mundo construiu uma história de sucesso. Consagrado também em Portugal e na Espanha, o Rock in Rio cresceu e amadureceu sua fórmula com uma equipe de produção internacional. Em sua décima edição e quarta no Rio de Janeiro, os brasileiros demonstram saudade e ansiedade para o festival. Em apenas 21 dias, esgotaram os 100 mil Rock in Rio Cards colocados à venda. Com data marcada para os dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro de 2011, o evento acontece em Jacarepaguá, Zona Oeste, no Parque Olímpico Cidade do Rock.
Faltando oito meses, cerca de 10% das mais de 100 atrações que irão tocar já foram divulgadas. Para o Palco Mundo, estão nomes como Red Hot Chili Peppers, Metallica, Coldplay, Snow Patrol, Stone Sour, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Capital Inicial, NX Zero e Skank. E para o Palco Sunset, espaço que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, já estão confirmados no line-up: Erasmo Carlos, Arnaldo Antunes, Sepultura, Angra, Tulipa Ruiz, Cidadão Instigado, Marcelo Camelo, Orkestra Rumpilezz e Céu, que terão os seus parceiros e datas anunciados nos próximos meses.
O evento chega ao Rio de Janeiro em um momento promissor e de grandes investimentos — somado à conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2014, que também contribuem para projetar de forma positiva a marca da cidade e trazer desenvolvimento econômico. Desde sua primeira edição, quando empurrou a indústria fonográfica para um crescimento de 180%, os números reforçam a importância do evento em momentos emblemáticos para a história de nosso país, como a liberdade de expressão experimentada após o movimento “Diretas já”.
O Rock in Rio soma nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). Mais de 5 milhões de espectadores estiveram presentes para assistir as 656 atrações que passaram pelo evento. No total, foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Em 2011, a expectativa é que 600 mil pessoas passem pelo evento e possam desfrutar com segurança e conforto cada uma das atrações que serão oferecidas, como o Palco Mundo e Sunset e Eletrônica. Nesta edição, o Rock in Rio ganha brinquedos como num parque de diversões e o público poderá se divertir na tirolesa, roda-gigante, montanha-russa e kaboon.
O prestígio internacional alcançado pelo Rock in Rio é resultado desse modelo de comunicação que enxerga além do palco, e oferece diversas oportunidades de negócios para as marcas ligadas ao evento; suporte profissional, pessoal e tecnológico aos artistas; conforto;
serviços; e produtos para o público por preços justos. O Rock in Rio assume ainda um compromisso com as cidades-sede e desenvolve ações concretas com foco social e ambiental. Por meio do projeto “Por Um Mundo Melhor” — lançado em 2001, na terceira edição do evento no Brasil —, já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal e na Espanha, com doações provenientes das vendas de bilhetes e ações promovidas pelos parceiros.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
Um dos seus pilares é o Projeto Social. Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto POR UM MUNDO MELHOR nasceu para, por meio da música, mostrar que pequenas mudanças de atitude do dia a dia têm um grande impacto sobre o futuro do planeta. Em sete edições, ao longo dos últimos 10 anos, milhares de pessoas no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelas doações provenientes das vendas de bilhetes do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que hoje somam mais de quase cinco milhões de euros. Em 2008 e 2010, por exemplo, o Rock in Rio Madri investiu cerca de 1,3 milhões de euros no plantio de árvores, no Projeto Carbono Zero, em ações de conscientização sobre as alterações climáticas e na oferta gratuita de transporte público para todos os assistentes do evento — garantindo a redução de toneladas de CO2 para a atmosfera.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Cronologia e dados do evento
1985 – 1ª edição do Rock in Rio no Brasil / Jacarepaguá
Total de dias: 10 (11 a 21 de janeiro)
Público: 1.380.000
Área do evento: 250 mil m2
1991 – 2ª edição do Rock in Rio no Brasil / Maracanã
Total de dias: 9 (18 a 20 e 22 a 27 de janeiro)
Público: 700 mil
Área do evento: 196 mil m2
2001 – 3ª edição do Rock in Rio no Brasil / Jacarepaguá - "Cidade do Rock"
Total de dias: 7 (12 a 14 e 18 a 21 de janeiro)
Público: 1.235.000
Área do evento: 250 mil m2
2004 – 1ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 6 (28 a 30 de maio e 4 a 6 de junho)
Público: 386 mil
Área do evento: 200 mil m2
2006 – 2ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 5 (26 e 27 de maio e 2 a 4 de junho)
Público: 360 mil
Área do evento: 200 mil m2
2008 – 3ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 5 (30 e 31 de maio, 1, 5 e 6 de junho)
Público: 354 mil
Área do evento: 200 mil m2
2008 – 1ª edição do Rock In Rio Madri / Arganda Del Rey, em Madri
Total de dias: 5 (27 e 28 de junho e 4 a 6 de julho)
Público: 290 mil
Área do evento: 200 mil m2
2010 – 4ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 5 (21, 22, 27, 29 e 30 de maio)
Público: 320 mil
Área do evento: 200 mil m2
2010 – 2ª edição do Rock In Rio Madri / Arganda Del Rey, em Madri
Total de dias: 5 (4, 5, 6, 11 e 14 de junho)
Público: 250 mil
Área do evento: 200 mil m2
fonte: Approach
O Rock in Rio completa 26 anos nesta terça-feira, dia 11. Desde 1985, primeira edição, o maior evento de música e entretenimento do mundo construiu uma história de sucesso. Consagrado também em Portugal e na Espanha, o Rock in Rio cresceu e amadureceu sua fórmula com uma equipe de produção internacional. Em sua décima edição e quarta no Rio de Janeiro, os brasileiros demonstram saudade e ansiedade para o festival. Em apenas 21 dias, esgotaram os 100 mil Rock in Rio Cards colocados à venda. Com data marcada para os dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro de 2011, o evento acontece em Jacarepaguá, Zona Oeste, no Parque Olímpico Cidade do Rock.
Faltando oito meses, cerca de 10% das mais de 100 atrações que irão tocar já foram divulgadas. Para o Palco Mundo, estão nomes como Red Hot Chili Peppers, Metallica, Coldplay, Snow Patrol, Stone Sour, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Capital Inicial, NX Zero e Skank. E para o Palco Sunset, espaço que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, já estão confirmados no line-up: Erasmo Carlos, Arnaldo Antunes, Sepultura, Angra, Tulipa Ruiz, Cidadão Instigado, Marcelo Camelo, Orkestra Rumpilezz e Céu, que terão os seus parceiros e datas anunciados nos próximos meses.
O evento chega ao Rio de Janeiro em um momento promissor e de grandes investimentos — somado à conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 e da Copa do Mundo de 2014, que também contribuem para projetar de forma positiva a marca da cidade e trazer desenvolvimento econômico. Desde sua primeira edição, quando empurrou a indústria fonográfica para um crescimento de 180%, os números reforçam a importância do evento em momentos emblemáticos para a história de nosso país, como a liberdade de expressão experimentada após o movimento “Diretas já”.
O Rock in Rio soma nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). Mais de 5 milhões de espectadores estiveram presentes para assistir as 656 atrações que passaram pelo evento. No total, foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Em 2011, a expectativa é que 600 mil pessoas passem pelo evento e possam desfrutar com segurança e conforto cada uma das atrações que serão oferecidas, como o Palco Mundo e Sunset e Eletrônica. Nesta edição, o Rock in Rio ganha brinquedos como num parque de diversões e o público poderá se divertir na tirolesa, roda-gigante, montanha-russa e kaboon.
O prestígio internacional alcançado pelo Rock in Rio é resultado desse modelo de comunicação que enxerga além do palco, e oferece diversas oportunidades de negócios para as marcas ligadas ao evento; suporte profissional, pessoal e tecnológico aos artistas; conforto;
serviços; e produtos para o público por preços justos. O Rock in Rio assume ainda um compromisso com as cidades-sede e desenvolve ações concretas com foco social e ambiental. Por meio do projeto “Por Um Mundo Melhor” — lançado em 2001, na terceira edição do evento no Brasil —, já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal e na Espanha, com doações provenientes das vendas de bilhetes e ações promovidas pelos parceiros.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
Um dos seus pilares é o Projeto Social. Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto POR UM MUNDO MELHOR nasceu para, por meio da música, mostrar que pequenas mudanças de atitude do dia a dia têm um grande impacto sobre o futuro do planeta. Em sete edições, ao longo dos últimos 10 anos, milhares de pessoas no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelas doações provenientes das vendas de bilhetes do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que hoje somam mais de quase cinco milhões de euros. Em 2008 e 2010, por exemplo, o Rock in Rio Madri investiu cerca de 1,3 milhões de euros no plantio de árvores, no Projeto Carbono Zero, em ações de conscientização sobre as alterações climáticas e na oferta gratuita de transporte público para todos os assistentes do evento — garantindo a redução de toneladas de CO2 para a atmosfera.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Cronologia e dados do evento
1985 – 1ª edição do Rock in Rio no Brasil / Jacarepaguá
Total de dias: 10 (11 a 21 de janeiro)
Público: 1.380.000
Área do evento: 250 mil m2
1991 – 2ª edição do Rock in Rio no Brasil / Maracanã
Total de dias: 9 (18 a 20 e 22 a 27 de janeiro)
Público: 700 mil
Área do evento: 196 mil m2
2001 – 3ª edição do Rock in Rio no Brasil / Jacarepaguá - "Cidade do Rock"
Total de dias: 7 (12 a 14 e 18 a 21 de janeiro)
Público: 1.235.000
Área do evento: 250 mil m2
2004 – 1ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 6 (28 a 30 de maio e 4 a 6 de junho)
Público: 386 mil
Área do evento: 200 mil m2
2006 – 2ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 5 (26 e 27 de maio e 2 a 4 de junho)
Público: 360 mil
Área do evento: 200 mil m2
2008 – 3ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 5 (30 e 31 de maio, 1, 5 e 6 de junho)
Público: 354 mil
Área do evento: 200 mil m2
2008 – 1ª edição do Rock In Rio Madri / Arganda Del Rey, em Madri
Total de dias: 5 (27 e 28 de junho e 4 a 6 de julho)
Público: 290 mil
Área do evento: 200 mil m2
2010 – 4ª edição do Rock In Rio Lisboa / Parque da Bela Vista, em Lisboa
Total de dias: 5 (21, 22, 27, 29 e 30 de maio)
Público: 320 mil
Área do evento: 200 mil m2
2010 – 2ª edição do Rock In Rio Madri / Arganda Del Rey, em Madri
Total de dias: 5 (4, 5, 6, 11 e 14 de junho)
Público: 250 mil
Área do evento: 200 mil m2
fonte: Approach
Nenhum comentário:
Postar um comentário